Couve

Oi!

Como eu disse no primeiro post, eu faço Engenharia de Alimentos, além disso, faço Iniciação Científica no Laboratório de Tecnologia de Alimentos da UFRJ. Lá conheci minha amiga Fabi, que é nutricionista, e tem uma página no facebook que é a 'Nutrirsaúde', onde ela posta várias dicas ótimas! Curtam lá!:)

A próxima dica eu peguei lá, já que ela falou para criarmos uma parceria, e que eu podia pegar tudo de lá!hahaha 

Eu já amo couve, com esses bons motivos para comê-la, amarei ainda mais!rs Sempre que almoço na casa da minha avó Therezinha, ela faz uma farofa com couve deliciosa para mim...Só ela sabe fazer! Amo!

Além de ser um alimento rico em nutrientes, tem ainda as seguintes vantagens:

  • A couve tem mais vitamina C do que uma laranja
Uma xícara de couve picada contém 134% da dose diária recomendada de vitamina C, enquanto uma laranja média do que é preciso consumir diariamente. A diferença pode parecer pequena, mas é preciso lembrar que essa quantidade de couve pesa apenas 67 gramas e a laranja soma 131 gramas. Com uma ajudinha da matemática, é possível notar que a couve chega a ter mais de 2 vezes a quantidade de vitamina C de uma laranja.

  • A couve tem gorduras boas
É difícil associarmos legumes e verduras como fontes de gorduras saudáveis. No entanto, a couve representa uma ótima fonte de ácido alfalinolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3 que é essencial para a saúde mental, além de agir na diminuição dos riscos de diabetes tipo 2 e melhorar as condições do coração. De acordo com o Dr. Drew Ramsey, citado pelo Huffington Post, cada porção de couve tem 121 mg de ácido alfalinolênico.

  • A couve é fonte de vitamina A
Além de ser rica em vitamina C, a couve também é uma excelente fonte de vitamina A. Uma porção tem 133% da dose diária recomendada - mais do que qualquer outro vegetal folhoso.

  • A couve tem mais cálcio do que um copo de leite
Couve e leite não são alimentos semelhantes e têm usos diferentes na cozinha. Mas se você está preocupado com a sua ingestão de cálcio, saiba que vale muito mais a pena ingerir couve do que beber um copo de leite. Uma porção de 100 g de couve tem 150 mg do nutriente, enquanto a mesma porção de leite tem 125 mg. Mais uma vez, a diferença é pequena, mas a biodisponibilidade do cálcio na couve é muito maior, o que faz com que o nutriente seja absorvido e aproveitado com mais facilidade pelo organismo.

  • A couve traz ainda mais benefícios quando combinada com outros alimentos
Além de todos os benefícios que você conferiu acima,a couve ainda é rica em fitonutrientes, com quercetina - que combate inflamações e previne a formação de placas arteriais, e sulforafano - uma importante substância na luta contra o câncer. No entanto, boa parte desses nutrientes tem sua ação potencializada quando são combinados com outros alimentos. Gorduras boas - como o abacate e o azeite de oliva - fazem com que os carotenoides solúveis presentes na couve sejam absorvidos mais facilmente pelo organismo. Segundo o Huffington Post, a acidez do suco de limão também ajuda a fazer com que o ferro presente na couve se torne mais biodisponível.



Viu? Aproveite essa delícia!


Comentários

  1. Muito legal, vou comer mais couve depois dessas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Caramba!!! Vou comer couve direto agora, principalmente aquele bolinho de feijoada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, sogrinho!! Hoje comi feijoada e muita couve também!=]

      É uma delícia!!

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas